Dicas de Cerimonial - 40 Anos Balbi

by 06:37 1 comentários
A Escola Dr. Alfredo José Balbi – Colégio UNITAU – comemorou neste mês de maio 40 anos de sua existência. O evento comemorativo contou com uma abertura solene, descerramento de placa comemorativa e homenagens a personalidades que fizeram e que fazem parte da história do Colégio, além de uma apresentação do Balé da Cidade de Taubaté. O destaque da programação foi a participação dos alunos, que traçou um paralelo da história da Escola com os principais fatos que marcaram a cidade e o País por meio de canções da música popular brasileira.

Confira algumas regras de cerimonial e protocolo aplicadas a este evento:


Composição de Mesa de Honra

O termo mesa de honra deve ser utilizado em solenidades elitizadas e organizadas com pompa, como no caso desta comemoração.

Em mesa com número ÍMPAR, o lugar do anfitrião (Reitora) é ao centro. A maior autoridade senta-se à sua direita (Ex-reitor mais antigo), a seguinte à sua esquerda e assim por diante.



Homenagens

As homenagens podem ser do tipo: de entrega de flores, de placas etc.

Atentar-se para a escolha dos homenageantes e homenageados; tentar fazer "link" entre estas pessoas. Exemplo: A atual diretora da escola homenageou o 1° diretor do Colégio.

Geralmente, este é momento de toda a cerimônia que mais emociona e integra o público.



Placa Comemorativa

A placa comemorativa, confeccionada em aço escovado, deve conter o nome do que se comemora, a administração superior da instituição, e o local, dia, mês e ano do acontecimento.

A placa deve estar coberta por um pano para que seja descerrada por uma autoridade (reitora) e pelo "dono da festa" (diretora da escola).



Apresentação cultural

É sempre de bom tom colocar uma apresentação cultural para abrilhantar e deixar mais leve e divertido o evento.

O Balé da Cidade de Taubaté cumpriu bem este papel com o espetáculo Africanidade. Com profissionalismo e beleza, o grupo encantou a todos os presentes.



Fotos: Stella Veloso

Um comentário: