Para dar voz a um desses
três pilares, a ACOM recebeu neste semestre um desafio. Divulgar, com a delicadeza
e a beleza próprias das ações voltadas para a comunidade, as iniciativas de
responsabilidade social da Universidade.
A preocupação foi grande,
inicialmente. Devido ao volume de ações e a complexidade da proposta. Cada
projeto é uma história, com seus personagens, seus lugares e seus desfechos.
Todos envolvendo, de alguma forma, professores, alunos, funcionários e o
público externo.
Falou mais alto a
disposição em tentar dar o devido reconhecimento às iniciativas e, por
consequência, à inserção da UNITAU na comunidade, proposta alinhada ao novo
posicionamento da Instituição, que é “UNITAU, presente!”, no qual é destacada a
participação que a Universidade tem, de diferentes maneiras, na vida de muitas
pessoas e para a sociedade.
Assim, muitas manhãs e
tardes (e algumas noites e finais de semana) da ACOM passaram a ser repletas de
gravações. Tudo para dar forma a 22 vídeos de 1m30 (que será transformado em um
longa) e a uma revista repleta de fotos inspiradas, que marcam os dez anos do
Seminário de Extensão (SEMEX), em outubro, e representarão a Universidade em eventos Brasil
afora.
Os vídeos já estão sendo postados
semanalmente no Youtube e na fanpage da UNITAU e a as matérias no unitau.br.
Os temas são os mais
variados: cultura, memória histórica, educação, saúde, comunicação, física,
meio ambiente, entre outros. Até o momento, o recordista de acessos é o do
Atendimento Odontológico a Pessoas com Deficiência, que soma mais de 5.500
visualizações.
O processo tem sido uma
estrada de aprendizado para a ACOM, com a mobilização de equipes múltiplas, a
produção, as gravações e a edição, passando pelos agendamentos e decupagens e
colocando à prova as habilidades de lidar com os previstos, superar as
dificuldades, contemporizar humores e, é claro, se preparar para os próximos.
Além dos 22 projetos,
temos oito serviços, entre eles as Clínicas, e 12 ações, como, por exemplo, as
Ligas de alunos e a internacionalização. Esses, por serem ainda mais
abrangentes, não couberam nesta etapa e serão unidos, por hora, em dois longas.
Futuramente, cada um deverá ter seu cartão de visitas
em vídeo e texto. Afinal, o trabalho em prol da comunidade não é pouco e tem
que dar as caras. E se a ACOM for o termômetro, o público já está conquistado.
0 comentários:
Postar um comentário