Projetos de extensão: a UNITAU na comunidade

by 12:22 0 comentários
Produzir conhecimento, formar bons profissionais e, na missão que talvez seja a sua mais fundamental, evoluir com a sociedade. Três objetivos igualmente importantes da UNITAU, e, portanto, da nossa comunicação.
Para dar voz a um desses três pilares, a ACOM recebeu neste semestre um desafio. Divulgar, com a delicadeza e a beleza próprias das ações voltadas para a comunidade, as iniciativas de responsabilidade social da Universidade.
A preocupação foi grande, inicialmente. Devido ao volume de ações e a complexidade da proposta. Cada projeto é uma história, com seus personagens, seus lugares e seus desfechos. Todos envolvendo, de alguma forma, professores, alunos, funcionários e o público externo.
Falou mais alto a disposição em tentar dar o devido reconhecimento às iniciativas e, por consequência, à inserção da UNITAU na comunidade, proposta alinhada ao novo posicionamento da Instituição, que é “UNITAU, presente!”, no qual é destacada a participação que a Universidade tem, de diferentes maneiras, na vida de muitas pessoas e para a sociedade.
Assim, muitas manhãs e tardes (e algumas noites e finais de semana) da ACOM passaram a ser repletas de gravações. Tudo para dar forma a 22 vídeos de 1m30 (que será transformado em um longa) e a uma revista repleta de fotos inspiradas, que marcam os dez anos do Seminário de Extensão (SEMEX), em outubro, e representarão a Universidade em eventos Brasil afora.
Os vídeos já estão sendo postados semanalmente no Youtube e na fanpage da UNITAU e a as matérias no unitau.br.
Os temas são os mais variados: cultura, memória histórica, educação, saúde, comunicação, física, meio ambiente, entre outros. Até o momento, o recordista de acessos é o do Atendimento Odontológico a Pessoas com Deficiência, que soma mais de 5.500 visualizações.
O processo tem sido uma estrada de aprendizado para a ACOM, com a mobilização de equipes múltiplas, a produção, as gravações e a edição, passando pelos agendamentos e decupagens e colocando à prova as habilidades de lidar com os previstos, superar as dificuldades, contemporizar humores e, é claro, se preparar para os próximos.
Além dos 22 projetos, temos oito serviços, entre eles as Clínicas, e 12 ações, como, por exemplo, as Ligas de alunos e a internacionalização. Esses, por serem ainda mais abrangentes, não couberam nesta etapa e serão unidos, por hora, em dois longas.
Futuramente, cada um deverá ter seu cartão de visitas em vídeo e texto. Afinal, o trabalho em prol da comunidade não é pouco e tem que dar as caras. E se a ACOM for o termômetro, o público já está conquistado. 

0 comentários:

Postar um comentário